História e Objetivos PDF Imprimir E-mail

História

Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF foi aprovado pela Capes em 2009 e passou a funcionar a partir de 2010, como resultado do desmembramento do antigo Programa de Pós-Graduação em Letras, criado em 1970. Desse desmembramento resultou também o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura.

Após cerca de 40 anos de existência, formando mestres e doutores nas áreas de concentração de Estudos de LinguagemEstudos de Literatura e contando com cerca de 300 alunos e 60 docentes, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF, na última reunião anual de seu colegiado em 2006, indicou a necessidade de desmembramento, de maneira a criar dois programas de PG, um em Estudos de Linguageme outro em Estudos de Literatura, considerando que as duas áreas de concentração: a) encontravam-se bem consolidadas, com nível de produção científica compatível com o estatuto de um novo programa; b) eram equilibradas e bastante homogêneas, com número similar de professores (cerca de 25), de alunos (cerca de 160) e de produção científica; c) poderiam manter perfil acadêmico mais definido no Coleta Capes, na expectativa inclusive de ter melhores condições de desenvolvimento e ampliação, tal como hoje ocorre com os demais programas que têm foco de pesquisa mais específico; d) teriam maior presença e representatividade político-acadêmica, tanto em nível regional quanto em nível nacional e internacional. O desmembramento, assim, atendeu a razões acadêmicas e administrativas, o que permitiu que os dois novos programas se configurassem de modo mais orgânico, específico e consistente.

Durante os três anos subsequentes, o Colegiado trabalhou na revisão da estrutura curricular, das linhas de pesquisa e das disciplinas, de modo a adequar o perfil acadêmico dos novos programas à formação e experiência do corpo docente, bem como a contemplar as demandas de pesquisa e de formação do magistério superior nacionais.

Em 2007, a proposta de desmembramento foi aprovada nos três colegiados em que atuava o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF: o do Centro de Estudos Gerais, o do Instituto de Letras e o do próprio Programa. A partir das decisões favoráveis, as comissões internas responsáveis pelos dois novos programas elaboraram o regimento, a proposta de decisão e toda a grade curricular dos cursos de Estudos de Linguagem e Estudos de Literatura. Em 2008, a proposta foi aprovada nas duas instâncias máximas da UFF – o Conselho de Ensino e Pesquisa e o Conselho Universitário. No início de 2009, os dois APCNs referentes aos novos cursos seguiram para a CAPES. A aprovação dos novos cursos, ambos com nota 5 da Capes, ocorreu no final de outubro de 2009 e, em 2010, passaram a funcionar efetivamente. Trata-se, portanto, da consolidação das duas grandes áreas – Linguagem e Literatura, em termos de seu corpo docente e discente, de linhas e projetos de pesquisa, de produção acadêmica e técnica, enfim, do crescimento e amadurecimento de um programa que, em 2010, completaria 40 anos de existência e projeção nacional e que segue agora desmembrado.

Objetivos: Mestrado

Objetivos: Doutorado

Em nível de Mestrado, o Posling visa à formação de mestres, voltados para a pesquisa e para a docência no campo de estudos de linguagem, na área da Linguística, capazes de atuar com competência prioritariamente na Região Sudeste e atender a outras regiões do país, bem como de dar continuidade a sua formação acadêmica em nível de pós-graduação.

Em nível de Doutorado, visa à formação de doutores com autonomia e excelência na pesquisa científica e na docência do ensino superior, comprometidos com o fomento à capacidade de buscar diferentes fontes de informação e reflexão e à promoção da produtividade intelectual para além dos limites da sala de aula e dos cursos básicos do currículo, na contínua expansão de saberes científicos no campo de estudos de linguagem, na área da Linguística.

Última atualização em Ter, 27 de Junho de 2017 14:27

Desenvolvido Pela Nti. UFF. Baseado em template da Siteground.