LINHA DE PESQUISA 3: História, política e contato linguístico PDF Imprimir E-mail

 

 

Ideias linguísticas, gramatização e meta-historiografia. A construção social e política das línguas. Língua, Estado, sociedade e fronteiras. A gestão da diversidade linguística e os processos de padronização. Identidade linguística e cultural. Representações linguísticas e usos. Ética e direitos linguísticos. Educação linguística.

 

DISCIPLINAS:

 

HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS

Ideias linguísticas: produção e circulação; instituição e disciplinarização. Gramatização e instrumentos linguísticos. Língua, Nação, Estado: implicações político-ideológicas nas línguas e no saber sobre as línguas. O político na língua; políticas de línguas; línguas de fronteiras. Colonização linguística; heterogeneidade linguística; memória das línguas. A língua portuguesa no Brasil: português-brasileiro, língua brasileira. Língua portuguesa no contexto pós-colonial. Ética das línguas.

 

CONTATO DE LÍNGUAS

Bilinguismo, multilinguismo/ plurilinguismo : identidade linguística e cultural ; usos linguísticos ; interculturalidade . Ecolinguística: a relação entre língua e meio ambiente em contextos de colonização, contextos migratórios ; contextos políticos e de fronteiras linguísticas e geográficas; ecolinguística e ensino de línguas. Pluricentrismo linguístico: variedades nacionais, regionais e dialetais. Variedade e mudança linguística em perspectiva de contato.

 

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

Política linguística, glotopolítica, planejamento linguístico. Representações e ideologias linguísticas. Planificação de corpus: a criação de normas, a codificação e a elaboração das línguas. Planificação de status: princípio de personalidade e de territorialidade. Liberalismo e intervencionismo linguístico. Língua oficial, língua nacional e língua internacional. Política linguística e ensino. Direitos linguísticos.

 

HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA

A construção do saber linguístico; meta-historiografia: princípios e metodologia; gramatização; história dos estudos linguísticos no Brasil; gramaticografia do português e das línguas indígenas brasileiras; linguística missionária; periodização dos estudos linguísticos: percurso, continuidades e rupturas; arquivos e documentação linguística; formação do linguista e do historiógrafo da linguística.

 

VOLTAR

 

Última atualização em Qui, 03 de Setembro de 2015 15:47
 

Desenvolvido Pela Nti. UFF. Baseado em template da Siteground.