LINHA DE PESQUISA 1: Teoria e análise linguística PDF Imprimir E-mail

 

Estrutura da língua e seus padrões de uso. Descrição linguística: sincronia e diacronia. Cognição e linguagem. Processos de estabilização, variação e mudança linguística. Léxico e gramática. Perspectivas teórico-metodológicas dos estudos linguísticos. Educação linguística.

 

DISCIPLINAS:

 

LÍNGUA EM USO

A relação língua e sociedade. Estabilidade e heterogeneidade linguística. Fatores condicionantes da variação fonológica, morfossintática e discursivo-pragmática. Variação no indivíduo e na comunidade. Visão funcionalista da linguagem. A interface discurso e gramática em perspectiva funcional. Relações entre gramática funcional e cognitivismo.

 

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

Cognição e gramática. Processos cognitivos de produção e de compreensão da linguagem. Aquisição de língua. Linguagem e outros domínios cognitivos. Questões teóricas e metodológicas das pesquisas sobre linguagem e cognição.

 

ESTUDOS EM GRAMÁTICA

Descrição e análise linguística. Variação e mudança linguística. Processos de gramaticalização e de estabilização ao longo da trajetória das línguas. A complexidade da correlação função x forma. Estudos gramaticais e ensino-aprendizagem.

 

ASPECTOS SEMÂNTICO-PRAGMÁTICOS DA LINGUAGEM

Ementa: Significação e uso da linguagem. Funções pragmáticas e a organização do discurso. Categorias, conceitos e significados. Metáfora e metonímia. Dêixis e referenciação. Perspectivas cognitivas da semântica e da pragmática

 

 

VOLTAR

 

 

 

Desenvolvido Pela Nti. UFF. Baseado em template da Siteground.